crónicas ortográficas de um alfassinha # 2

sales talk

feira pródiga, feira gorda, feira prenhe de inspiração, sobre o que é que vou escrever quando a feira sair de dan brown entre as pernas e o Parque ficar para velhos hábitos com rapazes novos?
canícula que não força à desistência, ladeira acima, ladeira abaixo, magneto para quem vive perto, que até o corriqueiro cafezinho passa a tomar-se nas esplanadas de plástico verde escuro. chego a um pavilhão que não costuma atrair-me mas hoje na lateral em registo de saldo pop-chula há colecção de interesse a preços módicos, leve 4 pague 2, ou vice-versa, nunca presto atenção à mecânica destas dicas da semana, é a colecção que cabe no bolso e que fala da História, com H grande em papel couché da capa ao miolo, deve ser mate porque o brilho ficou quase todo nos conteúdos. Quando me abeiro as três moças que norteiam o negócio falam de petiscada, e eu de pança a dar horas, que o café amarelece a dentuça mas não alimenta o sebastião que daqui vos fala, que come tudo, tudo, tudo menos iscas e peixe cozido mas essa conversa não é deste rosário. De petiscos dizia eu, quer dizer, falavam elas, "ui a talhada de melão, com o molho a escorrer queixo abaixo", e eu a descobrir que jesus é um deus surpreendente, "e quando a talhada é tão grande que a gente está a mordê-la ao meio e as pontas tocam-nos nas orelhas", e eu a folhear revoluções russas e os orientes das cruzadas "oh, e a ameijoazinha comida com o molhinho e o pão", e eu cada vez menos concentrado na vida dos romanos e na vida do francis bacon, que bem frito também é bom snack e eis que a mais raçuda brada "eu agora vou ser ordinária mas não nada melhor que chupar o berbigão". Elas riem, eu congelo. Afasto-me e não compro nada, toda a gente sabe que os bivalves podem azedar com o calor e os livros nunca se sabe.

3 comments:

don azia said...

delicioso.

Ricardo Machado said...

Um post sobre literatura e gastronomia, um comentário sobre os seus efeitos e sensações. Não podia ser melhor! Belo momento!

Anonymous said...

Bela escrita criativa sim senhor!