ah caralho, há que tempos que sonhava usar a expressão trompe-l'oeil num post, para sublimar os meus tiques de burgesso

um gajo busca informação sobre livros neste país sequioso de lançadores do peso a 177 metros e não há muitas fontes onde ir beber, uma delas é o actual do expresso, jornal onde há criadores de bestsellers que não lêem blogues e gente que tem horror às férias e outros tiques da civilização ocidental. e vai que um tipo gosta de rankings, de tops, e bebe de um trago a informação que nos servem de bandeja e depara-se com isto:

top bertrand

1- Istambul – Memórias de Uma Cidade, Orhan Pamuk, Presença
2- Tóquio Ano Zero, Davis Peace, Tinta-da-china
3- Memórias de Adriano, Marguerite Yourcenar, Ulisseia
4- Uma ideia da Índia, Alberto Moravia, Tinta-da-china
5- Erótica do Vinho, Jean-Luc Hennig, Campo das Letras
6- Os Homens que Odeiam as Mulheres, Stieg Larsson, Oceanos
7- Os Livros Que Não Escrevi, George Steiner, Gradiva
8- Ébano – Febre Africana, Ryzard Kapuscinski, Campo das Letras
9- A Primeira Aldeia Global, Martin Page, Casa das Letras
10- Um Olhar Sobre a Pobreza, Alfredo Bruto da Costa (Coord.), Gradiva

e um gajo que acredita no que a imprensa lhe serve fica a pensar raist'apartiça, queres ver que há uma inflexão nos gostos do povo amigo do nélson évora, némesis do marco fortes, queres ver que a literatura intemporal está a socar para o canto do ringue o total trash que cavalga as prateleiras por esse país fora? já imaginava a bertrand do odivelas park a contribuir para uma inundação de nostalgia otomana na zona de famões [espécie de beirute da área metropolitana de lisboa, mas sem pdm reconhecível]. ou o olivais shopping a tentar conter as hordas de interessados na ambiguidade sexual do imperador adriano, e suas consequências num país que vai debatendo o casamento entre picolhos cidadãos do mesmo sexo.

azar dos azares, júbilo nas hostes de nora roberts e derivados d'o segredo: afinal tratava-se de uma gralha monumental, de um trompe l'oeil, encavalitado no top da pó dos livros. a desilusão instala-se mas enquanto acreditei até foi gostoso.

No comments: