do livreiro enquanto profissão que repousa entre a espada e a parede # 11

e agora começam os efeitos secundários do pastelão televisionado e referido no post imediatamente abaixo, em que o mário "vocês sabem como eu sou macho" crespo ensebou o ego do escritor, com umas penadas sobre hospitais, crianças que sofrem e pés descobertos, e dois dias depois perguntam aqui ao meco se tem o novo livro do doutor lobo antunes chamado "o oncologista", que ele trabalhou num hospital desses e contou umas histórias que comoveram muito, valha-me deus, e agora a senhora queria o livro, e eu a negar a existência de tal canhenho, e a senhora a mirar-me com uns olhitos rancorosos, como quem diz "não sabes do que é que estás a falar, ignorante insensível do caralho".

12 comments:

Anonymous said...

Amigo Vieira:

Consideraria serviço de apoio social se, pela sua parte, omitisse a existência de livros do Lobo Antunes a clientes interessados. É acçao ao nível humanitário de uma luta contra o Nazismo, salvaçao de pandas, ou prática de minetes com preservativo na língua.

Se quiserem o Antunes, que o procurem nas estaçoes de serviço da A1, que caralho...

Anonymous said...

Mas que livreiro???

Trabalha atrás de um balcão, numa livraria.

É a diferença entre falar com a secretária/recalcada/burra que tem a mania que é o "Director(?)/Chefe/qualquer-cargo-com-a-verdadeira-competência" e falar com o respectivo.

Não se arreigue (de) tanto.
Fica ridículo...

Anonymous said...

Amigo Vieira:

Vê no que dá desancar certas vacas sagradas? Falou mal do António Lobotomizado Antunes e agora vêm hordas de literatos light rabujar....

Jovem: ainda estás a tempo. Deixa o Antunes, ou acabarás fodido, convencido que lês uma grande obra, quando nem é certo que esteja ao nível de certas ediçoes das Páginas Amarelas da regiao da Grande Lisboa.

(ó panascao: e como chamas ao gajo que trabalha atrás do balcao no talho? será talhante? e o que trabalha atrás do balcao da livraria é... Nao te arreigues tanto o rêgo, de tanto pensar que ías soltar uma laracha espirituosa).

pedro vieira said...

hummmmmm. e anonymous será eufemismo para o quê?

Sérgio Lavos said...

caro irmão lúcia,
o livro que te pedem é o do outro Lobo Antunes, irmão do psiquiatra (são mais que as mães), esse sim oncologista, Nuno de primeiro nome, e foi entrevistado pela Judite de Sousa. a senhora tinha razão para desconfiar.

Sérgio Lavos said...

"sinto muito".
eu não sinto muito, "sinto muito" é o nome do livro.

pedro vieira said...

ui, esse foi chão que deu uvas. no primeiro dia em que chegou foi um ar que se lhe deu. pergunto-me se os lobo antunes serão uma variação republicana dos câmara pereira

Sérgio Lavos said...

seis, julgo eu. o pai era médico mas devia conhecer apenas o infalível método das temperaturas. em casa de ferreiro, espeto de pau. salvo seja. em champ d'óri também vou num instantinho, a partir do momento em que o homem apareceu na TV. deve ser o novo lóbi, o dos Lobo Antunes - e uma família só já dá para fazer um lóbi, se falamos das famílias betas que aparecem todas as semanas naquela rubrica do Sol.

Anonymous said...

Não leve a mal Pedro, é um mal Português chamarem a si mesmos o mais rasgado dos elogios por mera presença no planeta Terra: pessoas que editam um livro e passam a escritoras, etc etc...o exemplo está dado.
Conheço - uns melhor que outros - "muitos" livreiros (sobretudo fora de Portugal) a quem realmente se pode chamar de livreiros, e já vi muitos mais do tipo de empregado de balcão. O Livreiro tem que provar que sabe da matéria, e ser suficientemente humilde para não precisar de dizer cada vez que um dos seus clientes revela a sua "(in )cultura". Até porque a maioria das pessoas que trabalha nas livrarias portuguesas é pouco culta.

Na minha opinião é necessário um nível intelectual muito acima da (nossa) média para poder ser-se um verdadeiro livreiro, e não apenas a denominação fiscal...

Andreia said...

A denominação fiscal é Caixeiro. Um livreiro culto é uma coisa obsoleta nas livrarias que temos.

Animal said...

penso que a designação correcta será Assistente de Logística Editorial

pedro vieira said...

um dia poderei fazer um post sobre os livreiros, a sua pretensa falta de cultura, o tipo de gestão que existe nas livrarias e o género de livreiros que essa cultura empresarial gera, e já agora o rácio entre bons livreiros/bons clientes. e não me refiro a clientes de carteira recheada.